O Conselho de Jurisdição nacional do PSD investigou ontem, terça-feira, as assinaturas apresentadas pelo candidato Pereira Coelho à liderança do partido. Vários militantes cujos nomes figuravam no documento foram contactados e negaram ter assinado. Havia ainda um nome que pertencia a um militante que já morreu, afirmou o presidente do Conselho de Jurisdição do PSD, Guilherme Silva.

Devido ao “elevado número de assinaturas falsas”, o Conselho de Jurisdição decidiu não aceitar a candidatura de Pereira Coelho, disse Guilherme Silva. Marques Mendes passa assim a ser o único candidato à liderança do PSD, a dois dias das primeiras directas.

A candidatura de Pereira Coelho apresentou 1.899 assinaturas – são necessárias 1.500 para se ser candidato à liderança do PSD. Mas só 1.165 pertenciam a militantes com quotas em dia. Por isso, o Conselho de Jurisdição do PSD deu a Pereira Coelho um prazo de três dias para entregar o resto das assinaturas necessárias, o que o candidato fez no passado sábado. Guilherme Silva denunciou ao jornal “Público” que 95% das novas assinaturas eram falsas.

Guilherme Silva disse que vai ser instaurado um inquérito e que os documentos vão ser enviados à Polícia Judiciária.

No Congresso do PSD, que se vai realizar daqui a duas semanas, a 19, 20 e 21 de Maio, na Póvoa do Varzim, vão ser eleitos os restantes órgãos nacionais: Comissão Política, Conselho Nacional, Conselho Nacional de Jurisdição e Mesa do Congresso.

Tatiana Palhares