Após sete dias de deliberação, Zacarias Moussaoui foi condenado a prisão perpétua por cumplicidade nos atentados de 11 de Setembro.

O francês de origem marroquina foi julgado nos Estados Unidos pela juíza Leonie Binkema e será transferido para a prisão de alta segurança de Florença, no Colorado. Quando saíu da sala da audiência, Moussaoui disse: “América, tu perdeste, eu ganhei”.

A acusação pedia pena de morte, mas a defesa alegou que esta pena não devia ser aplicada. “Ele quer que o condenem à morte, veio para a América para morrer”, argumentou a defesa.

Para que fosse condenado a pena capital era necessário que houvesse unanimidade entre os jurados. Os nove homens e três mulheres que constituíam o júri alegaram que Moussaoui possuía conhecimento limitado da conspiração de 11 de Setembro e que teve um papel menor no atentado. Estes foram os factores atenuantes na decisão do júri.

O presidente norte-americano George W. Bush já reagiu e entende a condenação de Zacarias Moussaoui como o fim do processo mas não como “o fim do combate ao terrorismo”.

Raquel Rego
Foto: Wikipedia