A última jornada do campeonato promete emoções fortes em vários estádios do país. De norte a sul, passando pelas ilhas, discute-se o acesso directo à Liga dos Campeões, a última entrada para a Taça UEFA e, naquela que promete ser a luta mais renhida, sete equipas tentam assegurar a permanência na principal liga de futebol em Portugal para a próxima época.

De todas as formações que lutam para não descer, o Guimarães tem a tarefa mais complicada. Os adeptos já se conformam com a descida de divisão, mas o “milagre vimaranense” ainda pode acontecer. As contas para os lados da “cidade-berço” são, no entanto, complicadas: para assegurar a permanência, o Guimarães tem de vencer o Estrela da Amadora, esperar que a Naval perca com o Penafiel, que o Gil Vicente perca com o Belenenses e que o Rio Ave não ganhe ao Leiria. A situação complica-se ainda mais porque estas três formações (Naval, Rio Ave e Gil Vicente) também tentam fugir à linha de água, juntamente com Belenenses, Académica e Paços de Ferreira.

O Paços de Ferreira tem a díficil tarefa de suplantar o Benfica. Numa semana atribulada devido à mais que provável saída do técnico Ronald Koeman para o PSV, as “águias” tentam focar as atenções no último objectivo que têm para esta época – chegar ao segundo lugar que garante o acesso directo à Liga dos Campeões. Para isso, o clube da Luz tem de vencer o Paços e esperar que o Sporting perca frente ao Braga.

Os “leões” estão na máxima força (apenas Sá Pinto cumpre castigo e fica de fora) e a Liga dos Campeões está a um empate de distância. Quanto ao Braga, também já não sai da quarta posição do campeonato e começa já a preparar a próxima época. Jesualdo Ferreira abandona o comando técnico dos “arsenalistas” e passa a pasta a Carlos Carvalhal.

Na luta pelos lugares europeus, a vantagem pende para o lado do Nacional. Os madeirenses jogam frente ao Setúbal e, tal como o Sporting, só necessitam de um ponto para garantir o quinto lugar e a passagem à Taça UEFA. O Boavista defronta o FC Porto à espera de um deslize do Nacional e que os novos campeões nacionais facilitem a tarefa, tirando o pé do acelerador.

Co Adriaanse já disse que não poupa jogadores a pensar na final da Taça, apesar da oportunidade que vai conceder a Paulo Ribeiro e Hélder Barbosa de jogarem no Bessa para serem campeões. Sokota, Bruno Moraes e Sonkaya também devem fazer alguns minutos para poderem festejar a consagração do novo campeão nacional.

David Pinto
Foto: SXC