O ministro do Desenvolvimento de Timor, Abel Ximenes, apresentou hoje, segunda-feira, a demissão, avançou a agência Lusa. Foi a primeira baixa no Governo de Mari Alkatri que ainda não completou um ano de duração.

“Não tenho condições para continuar no governo, a promover investimento em Timor-Leste, quando o país atravessa a situação que está a atravessar. Só um investidor maluco investiria agora dinheiro em Timor-Leste”, disse o ministro demissionário.

Abel Ximenes já tinha alertado, em Fevereiro, o primeiro-ministro Mari Alkatiri para a situação que se vivia em Timor, que considera ser preocupante. “Defendi que a situação deveria ser rapidamente resolvida e a demora não vai ajudar à resolução do problema”, afirmou.

A instabilidade em Timor arrasta-se há vários meses. Nas últimas semanas tem-se assistido um aumento da tensão e a capital do país está quase deserta.

Para Abel Ximenes os últimos acontecimentos em Timor exigem “uma reflexão e um debate no seio do partido para saber porque é que tudo isto aconteceu”. Abel Ximenes, membro do Comité Central da Fretilin, o partido do poder, disse querer uma “mudança substancial do partido”. “Não basta mudar as moscas. Só isso não resolve o problema”, afirmou.

O próximo congresso da Fretilin é daqui a dez dias. Abel Ximenes disse que não se vai candidatar a nenhum cargo político.

Tatiana Palhares