Foi com o fado de Kátia Guerreiro que se assinalou ontem à noite, quinta-feira, a inauguração oficial do Cinema Batalha. Depois de já ter aberto ao público parcialmente, este edifício da Baixa do Porto, gerido pelo Gabinete de Comércio Vivo, tem finalmente disponíveis todos os seus espaços para uso cultural, social e de lazer.

O espectáculo decorreu no auditório principal com “capacidade para mais de 900 pessoas”. A fadista Kátia Guerreiro estreou o maior recinto do Batalha, que esteve “praticamente cheio”, explica Laura Rodrigues, dirigente do Comércio Vivo.

Estão já marcados mais dois concertos: Ed Harcourt a 12 de Junho e Lou Rhodes (a cantora dos Lamb) a 29 do mesmo mês. A organização do Batalha quer ainda exibir no auditório principal filmes premiados pelo Festival de Cannes que não passaram pelo circuito comercial.

A responsável do Comércio Vivo acredita que o novo espaço de cultura do Porto vai dinamizar a Baixa da cidade. “Estamos convencidos que este espaço vai contribuir para a dinamização do Porto. Pretendemos fazer daqui uma grande sala de estar da cidade, onde os portuenses se possam sentir bem e usufruir de uma vista interessante para a praça da Batalha”, disse ao JPN.

“É um espaço que interage muito bem com a praça, uma vez que da praça também se vê o que lá se passa [no Batalha]. Vai ser um contributo importante [para a dinamizar a Baixa] se nós soubermos e conseguirmos atrair o público”, elabora.

Para Laura Rodrigues, é possível atrair pessoas à Baixa através da criação de novos espaços de lazer. “O comércio da cidade tem vindo a perder uma grande fasquia da clientela para os centros comerciais porque se têm tornado um espaço animado com outras complementaridades. Essas complementaridades faltam à cidade. Nós temos comércio de qualidade, o que nos falta é zonas de lazer e zonas de convívio”, diz.

A responsável do Comércio Vivo acredita que “as expectativas são boas” para a nova vida do Batalha. “De futuro, o espaço tem que ter eventos apelativos de modo a que as pessoas corram para ver os espectáculos. Espero que as pessoas frequentem os ‘foyers’, onde vamos ter um restaurante, um terraço-esplanada e um bar”.

Haverá este mês duas iniciativas em torno da literatura: no dia 24, com Agustina Bessa Luís e Alberto Vaz da Silva, e no dia 27, com a presença de Manuel António Pina e Pedro Eiras.

De 15 a 30 de Junho, ficará patente uma exposição de trabalhos dos finalistas do curso de Design da Escola Superior de Belas-Artes do Porto. O átrio do piso -1 funcionará como Centro de Iniciação às Artes, com actividades para crianças.

Gina Macedo
Foto: Arquivo JPN