A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação vai boicotar a eleição para o reitor da Universidade do Porto, por considerar que a equipa reitoral à qual pertencem os dois candidatos, Marques dos Santos e Ferreira Gomes, teve responsabilidades na exclusão “da faculdade no processo de Bolonha para o próximo ano lectivo, exclusão que traz graves prejuízos para a instituição”, pode ler-se no “site” da instituição”.

A eleição, a ser decidida por um colégio eleitoral constituído por 238 representantes de alunos, professores e funcionários, não vai poder contar com os 19 votos que cabem aos membros eleitorais da Faculdade de Psicologia.

Em causa está o episódio que impediu Psicologia a Ciências da Educação de concretizar o plano de Bolonha. O funcionário responsável pelo envio dos processos das duas licenciaturas incluiu-as num só envelope que pesava mais do que o permitido com o porte pago e não pagou o excesso do peso. O funcionário só terá regressado aos correios, para tentar resolver o problema, no dia 3 de Abril. Por ter chegado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior alguns dias depois do prazo limite a 31 de Março, os documentos não foram aceites.

A não participação de Psicologia na eleição para o reitor da Universidade, que se realiza amanhã, não a inviabiliza, mas pode influenciar os resultados.

Inês Castanheira
Foto: DR