A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 17 de Maio como a data em que se celebrará, a partir deste ano, o Dia Internacional da Sociedade da Informação.

Nesta primeira edição estão decorrer, a nível internacional, uma série de eventos oficiais (de 9 a 19 de Maio).

As iniciativas contam com a intervenção de muitos organismos como a UNESCO, as Nações Unidas e a International Telecomunication Union (UTI) em simpósios e sessões relativas à ciência, tecnologia, informação, Internet e desenvolvimento.

Vai ainda ter lugar, no dia de hoje, uma cerimónia de entrega dos prémios “ITU World Information Society”, criados para prestar homenagem a personalidades ou instituições que contribuiram para promover ou difundir as tecnologias da sociedade da informação.

Este ano, o “ITU World Information Society Award” vai ser atribuido a duas personalidades que contribuiram para uma sociedade da informação mais avançada e desenvolvida: o presidente senegalês, Abdoulaye Wade, e Muhammad Yunus, director do Grameen Bank no Bangladesh.

Em Portugal, a data vai ser assinalada como Dia Mundial das Telecomunicações. As comemorações, subordinadas ao tema “Promover a Cibersegurança Mundial” (por decisão da UTI), incluem uma conferência intitulada “Estórias da evolução do computador”, por Fernandes de Almeida, e a inauguração das exposições “Do Bit ao Terabyte”, “Espaço Multimédia”, “Aqui há Gato”, “Trabalhos sobre Design Inclusivo”, na Escola Universitária das Artes de Coimbra.

Todas as acções estarão em conformidade com os princípios definidos na Cimeira Internacional para a Sociedade da Informação, organizada pela UNESCO em 2003.

Raquel Rego
Foto: SXC