Eram 10 horas da manhã quando as portas do El Corte Inglés se abriram aos muitos curiosos que já se aglomeravam à entrada. Tanto grupos de jovens como de idosos não deixaram de marcar presença para conhecer esta nova superfície em Gaia, na Avenida da Répública.

Apesar da grande afluência, de manhã ainda era possível circular com facilidade. A diversidade de ofertas deste espaço é talvez a sua mais-valia mas a “localização” também joga a seu favor, refere a cliente Natália Pinto.

O responsável pelas Relações Externas, Pedro Gil de Vasconcelos, mostrou-se satisfeito neste primeiro dia de abertura ao público. “A partir de hoje já não temos expectativas, temos a certeza que somos muito bem acolhidos pelo público do grande Porto”, disse. Contudo, a maior parte das pessoas ainda não estavam a comprar e a maior parte dos sacos que se viam eram do supermercado. Pedro Gil de Vasconcelos admite que hoje muito público se deslocou ao El Corte Inglés “por curiosidade” mas acredita que no futuro, “com a oferta de produtos” que têm, o público “vai fazer também compras e muitas”.

Pelos corredores do armazém era possível ver muitos visitantes, vários profissionais que conferenciavam sobre esta abertura e vendedores, prestáveis e sempre prontos a responder a todas as dúvidas.

No piso r/c, dedicado aos perfumes e cosmética, sentia-se o cheiro de diferentes fragrâncias no ar. Este era o piso mais visitado e barulhento mas à medida que o tempo ia passando os outros pisos também se iam compondo. O serviço de informações disponibilizava revistas gratuitas e mapas práticos da cidade.

Esta nova estrutura comercial conta com marcas de renome internacional apenas ao alcance da bolsa de alguns mas aos olhos de todos e que antes não tinham representante no norte do país.

Num só espaço é possível encontrar secções de vestuário, acessórios, perfumes e cosmética, decoração interior e de jardim, livros, cabeleireiro, agência de viagens e centro de seguros, supermercado, entre outras. A taberna de comida tradicional portuguesa e outra de tapas espanholas são também outros dos serviços disponíveis nesta nova área comercial. É possível até encontrar um “stand” de turismo em que reina a figura do galo de Barcelos.

Um dos “stands” mais concorridos foi o de uma marca americana de maquilhagem que já existe em Lisboa há seis anos e que agora chega ao norte. Neste espaço davam-se conselhos de beleza e faziam-se demonstrações de maquilhagem às clientes, com a presença do maquilhador internacional, Eduardo Ferreira. Na secção de homem é possível fazer fatos por medida e na secção de decoração é possível ter um plano de aconselhamento de decoração. Estas iniciativas marcam talvez a diferença em relação a outras grandes superfícies.

Visitantes satisfeitos

“Acho que vai ser um sucesso”, referiram os clientes Rui Fardilha e Natália Pinto. Para o cliente Rui Cardoso, o El Corte Inglés apresenta “um conceito de loja diferente, mais interessante, um espaço mais aberto com grande variedade de artigos” mas pelos corredores ouviam-se também alguns clientes comentarem que este El Corte Inglés “é igual ao de Vigo” com um tom de certa desilusão.

Com o passar das horas as pessoas iam chegando cada vez em maior número para conhecer este espaço comercial no centro de Gaia. Fora de portas, a polícia ordenava o trânsito – a operação dura até ao dia 27 deste mês.

Por enquanto, os acessos aos parques de estacionamento ainda são pouco eficazes, mas em breve será possível circular nos dois sentidos na rua João de Deus para se poder visitar o El Corte Inglés com mais comodidade.

Texto e foto: Paula Coutinho