Novos confrontos entre efectivos das Forças Armadas timorenses e homens liderados pelo major Alfredo Reinado fizeram na madrugada de hoje, terça-feira, três feridos a 10 quilómetros do centro de Díli.

Em causa esteve a tentativa de instalar um posto de controlo do exército em Bécora, à qual os homens comandados pelo major Reinado responderam com tiros.

Duas das pessoas feridas em resultado do incidente são militares, disse uma fonte policial à Agência Lusa, sendo que uma delas está em estado crítico.

Os cidadãos portugueses residentes em Díli foram aconselhados a restringir a circulação nas áreas onde se registaram os confrontos.

O incidente acontece um dia depois de o major Alfredo Reinado, o número dois da hierarquia militar em Timor, ter voltado a acusar o primeiro-ministro Mari Alkatiri de ter ordenado, directamente e sem o conhecimento do Presidente da República, às Forças Armadas que interviessem no lugar da polícia, na sequência das manifestações de Abril dos 595 militares “peticionários”.

Os confrontos resultaram em cinco mortos e dezenas de feridos, segundo os números oficiais do Governo, mas face a acusações por parte de elementos envolvidos nas manifestações de que o número de vítimas mortais teria sido bastante superior (mais de 60 pessoas), Ramos Horta já afirmou que o número efectivo de vítimas vai ser apurado por uma comissão internacional independente.

Segundo Alfredo Reinado, os incidentes de 28 e 29 de Abril entre os manifestantes e o exército timorense foram um “massacre”.

Inês Castanheira