Depois da tão aguardada e polémica estreia de “O Código da Vinci”, chega às salas de cinema portuguesas mais um dos considerados “blockbusters” do ano. Os mutantes unem-se de novo para “X-Men 3: O Confronto Final“. Desta vez sob a batuta de Brett Ratner (“Hora de Ponta”), visto Bryan Singer se ter mudado para um estúdio ao lado para realizar “Super-Homem: O Regresso”.

No terceiro capítulo da trilogia mutante, os alunos do Professor X descobrem uma espécie de cura para as suas mutações. O dilema surge quando as duas facções (a equipa de Xavier e a de Magneto) se enfrentam para decidir se acedem ou não à cura. Hugh Jackman, Halle Berry, Ian McKellen, Patrick Stewart e Rebecca Romjin-Stamos voltam aos papéis de mutantes acompanhados de uma dúzia de novos personagens.

Anthony Hopkins regressa às salas de cinema seis meses depois de “Proof”. Em “Indian – O Grande Desafio“, o actor veste a pele de Bert Munro, um homem que nunca deixou morrer os sonhos da sua juventude. Depois de uma vida inteira dedicada a aperfeiçoar a sua moto, uma Indian Twin Scout, de 1920, Burt resolve testá-la no deserto do Utah. Contra todas as probabilidades, Burt estabelece um novo recorde, datado de 1967, que continua até aos dias de hoje imbatível.

O cinema histórico está presente esta semana com “Modigliani“, filme biográfico sobre o pintor do início do século XX, encarnado por Andy Garcia. A acção decorre no fim da I Guerra Mundial na romântica Paris. Pelos bares nocturnos, Modigliani e Picasso rivalizam as suas pinturas e as suas paixões. Isto até Modigliani, judeu de nascença, se apaixonar por uma jovem católica, algo que o vai levar à desgraça.

As propostas europeias da semana vêm de França. “O Tempo que Resta” é a sequela de “Sob a Areia” e também o último filme da carreira de François Ozon como realizador. A película conta a história de Romain, um jovem fotógrafo de 30 anos que descobre, depois de um desmaio numa sessão de fotografia, que sofre de leucemia e que lhe restam poucos meses de vida. Nesses meses Romain vai viver a negação, a aceitação, as despedidas e a tentativa de encontrar alguma paz interior.

A Pista” é um filme dramático sobre uma filha em busca do pai, que já não vê há muitos anos. Depois da morte da mãe, Grace decide ir para África para reencontrar Gary, o seu pai geólogo que nunca mais viu depois dos pais se terem divorciado. Mas o encontro é dificultado quando o avião em que Gary viaja é apanhado por ventos fortes e se despenha no meio do deserto. Aí, o geólogo é feito prisioneiro por um “gang” de guerrilheiros que procuram diamantes.

Susana de Sousa Dias retrata os 48 anos de ditadura portuguesa em “Natureza Morta“. Para este documentário sem narração, a realizadora utilizou apenas materiais de arquivo, imagens captadas durante o Antigo Regime (actualidades, reportagens de guerra, documentários de propaganda, fotografias de prisioneiros políticos, mas também sequências de filmes nunca utilizadas nas montagens finais). Um olhar diferente sobre o meio século de ditadura vivido no nosso país.

David Pinto
Foto: DR