Elementos da GNR vão partir para Timor na próxima semana, disse ontem, quinta-feira, o primeiro-ministro José Sócrates numa declaração ao país, depois da reunião com os representantes dos partidos com assento parlamentar.

A partir de quarta-feira, Portugal vai enviar para território timorense uma companhia com 120 elementos da GNR, que terá comando próprio.

Na próxima semana chegam a Timor-Leste 40 elementos das forças de segurança portuguesas, 12 deles pertencentes à Companhia de Operações Especiais. Até 23 de Junho um total de 120 elementos da Guarda Nacional Republicana vão estar em território timorense para manter a ordem pública.

GNR vai para Timor “a longo prazo com vista a assegurar a manutenção da ordem pública”, disse ontem após o Conselho de Ministros o ministro da Administração Interna, António Costa.

O Governo português responde assim, de forma positiva ao pedido de ajuda dos responsáveis timorenses que há dois dias solicitaram a intervenção de uma força internacional para estabilizar a situação de Timor-Leste, na sequência do agravamento dos conflitos entre os militares revoltosos e o exército timorense.

Inês Castanheira