Na inauguração de hoje da Linha Violeta que liga o Estádio do Dragão ao Aeroporto Sá Carneiro nem todos estavam contentes. O presidente da Câmara da Trofa, Bernardino Vasconcelos, interpelou o primeiro-ministro para “o rectificar: a primeira fase não está concluída. Falta a linha da Trofa”, disse.

O autarca estava insatisfeito com as declarações de José Sócrates e do ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino. Para Bernardino Vasconcelos, “é falso que se fale em conclusão de uma fase de obras já que o projecto na Trofa está parado sem se perceber porquê”.

Bernardino Vasconcelos também se mostrou desiludido com o discurso do presidente da Metro do Porto, Valentim Loureiro. “Não entendo que o presidente da Metro sabendo que falta concluir a primeira fase, e assumindo ele toda a rede, se refira única e simplesmente a Gondomar”, criticou o edil da Trofa, referindo-se à declaração de Valentim Loureiro: “ainda falta Gondomar”.

A linha da Trofa é o único troço do projecto original da primeira fase de obras do metro do Porto que ficou por fazer. A linha Verde parou no Instituto Superior da Maia (ISMAI) e a continuação até à Trofa não avançou, notícia que surpreendeu a autarquia da Trofa no ano passado.

A continuação da linha entre o ISMAI e a Trofa continua à espera do aval do Governo e, como hoje foi dito na inauguração da linha E, por José Sócrates, “o projecto da segunda fase só avançará se houver certeza da sua viabilidade económica”.

Para o troço ISMAI/Trofa estava planeado o investimento de 46 milhões de euros. O projecto está em risco pois o Executivo quer ter a certeza de que esta linha terá a mesma rentabilidade que as restantes linhas do metro do Porto.

Texto e foto: Paula Teixeira