Continua hoje, terça-feira, a reunião do Conselho de Estado timorense em que o Presidente da República, Xanana Gusmão, e o primeiro-ministro, Mari Alktariri, discutem uma solução para a crise político-militar que afecta a capital do país, Díli.

O Conselho de Estado teve início ontem em “ambiente muito positivo”, disse o Presidente da República à saída da reunião. Em cima da mesa estiveram a eventual demissão dos ministros da Administração Interna e da Defesa e a possibilidade de Xanana Gusmão assumir o controlo da segurança interna do país – intenções que já havia manifestado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Freitas do Amaral, afirmou ontem aos jornalistas que é provável que a solução para a crise timorense passe “por uma remodelação do Governo de Timor-Leste, mas sem a demissão do Governo ou do primeiro-ministro”.

Prevê-se que no final das reuniões o Presidente da República se dirija ao país para anunciar os termos do acordo a que tenha chegado com o primeiro-ministro.

Entretanto a ONU já contabilizou cerca de 60 mil desalojados na sequência da escalada de violência no país, desde as manifestações de Abril entre os militares revoltosos e o exército timorense, refere a Agência Lusa.

Inês Castanheira