O primeiro-ministro lançou hoje, quarta-feira, 122 novos centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), entidades que visam qualificar cerca de um milhão de pessoas até 2010.

Para José Sócrates, investir na qualificação dos portugueses é a “grande batalha” do Governo.

É no âmbito do programa “Novas Oportunidades” (PDF) que o Executivo pretende abranger até 2010 cerca de um milhão de cidadãos e criar 400 centros de RVCC, na área da qualificação e formação profissional.

Estes centros destinam-se a reconhecer a formação e aprendizagem de adultos em várias áreas profissionais fora do sistema escolar tradicional, permitindo à população activa com escolaridade reduzida obter habilitações literárias equivalentes ao 9º e 12º anos de escolaridade.

Só 25% da população activa nacional tem habilitações académicas equivalentes ao 12º ano de escolaridade. Perante este cenário, Sócrates acredita que “o dever do Estado é dar oportunidades para que cada cidadão possa realizar o seu potencial” e acabar com a visão “de segregação social no acesso ao conhecimento”.

Sócrates acredita que a aposta na formação e qualificação é o caminho a seguir para o desenvolvimento do país: “a obrigação do Governo é ser ambicioso no domínio da formação profissional, porque é o que mais condiciona o desenvolvimento do país”.

O primeiro-ministro assinalou o lançamento dos novos centros, que fazem parte do programa “Novas Oportunidades”, durante uma sessão no Centro de Formação Profissional da Indústria de Construção Civil e Obras Públicas do Sul (Cenfic), no Prior Velho, em Lisboa.

220 Centros RVCC até final de 2006

De acordo com dados do Governo, a abertura dos novos 122 centros RVCC permitirá que se encontrem em funcionamento 220 centos de RVCC no final de 2006 – valor que o Executivo diz estar “acima da meta traçada” para este ano, no âmbito do programa “Novas Oportunidades”.

O programa pretende ainda dar prioridade às vias tecnológicas e profissionalizantes para jovens, com o objectivo de abranger 650 mil pessoas.

Gina Macedo
Foto: Rita Braga/Arquivo JPN