No arranque de mais uma época balnear, a associação ambientalista Quercus
afirma que 180 das 487 praias do país têm “qualidade de ouro”. Esta avaliação é conferida às praias que apresentaram água “boa” nos últimos cinco anos nas análises do Instituto da Água.

De acordo com o comunicado da Quercus, houve um aumento significativo de praias com nota positiva, destacando-se o concelho de Vila Nova de Gaia com nove “praias de ouro”. Já Matosinhos ressalta como o concelho com o maior número de zonas balneares classificadas como “más” em 2005, nomeadamente as praias de Matosinhos e Angeiras-Norte. Gondarém, no Porto, também consta da listagem de praias com má qualidade da água.

No topo da classificação surgem as praias algarvias, em particular, Albufeira e Vila do Bispo. Quanto ao interior, não há nenhuma zona balnear que corresponda aos requisitos da Quercus.

207 praias vão hastear a Bandeira Azul. Trata-se de um número recorde, que eleva Portugal ao topo dos países europeus com melhores praias.

Multas para banhistas podem chegar aos mil euros

Este ano, quem não respeitar a bandeira vermelha pode pagar coimas que atinjam os mil euros. O diploma aprovado em Abril em Conselho de Ministros regula também o exercício de práticas desportivas ou a permanência de autocaravanas nos parques. Contudo, o documento ainda foi não publicado em Diário da República.

O Instituto de Socorros a Náufragos vai promover várias acções de sensibilização nas praias e está prevista a afixação das regras em editais.

470 polícias marítimos serão responsáveis pela aplicação das novas regras, em coordenação com 1.400 nadadores-salvadores dispersos ao longo dos 250 quilómetros de praias vigiadas do país.

Carina Branco
Foto: Carlos Luís Ramalhão/ Arquivo JPN