Começa amanhã a terceira edição do “Serralves em Festa”. Durante dois dias, 3 e 4 de Junho, a Fundação Serralves abre as portas com mais de 70 actividades, desde exposições, concertos, espectáculos de dança, teatro e performance, marionetas, circo, cinema e oficinas, sem esquecer as visitas guiadas ao espaço interior e aos jardins.

Pela primeira vez serão utilizados todos os espaços da Fundação: Parque, Museu, Casa e Auditório. Os eventos destinam-se a todas as idades, “desde o avô ao neto pequenino”, como afirmou o vice-presidente da fundação, Vergílio Folhadela, aquando da apresentação do programa.

Logo para abrir “em festa”, o director do Parque de Serralves, Victor Beiramar Diniz, orientará uma visita guiada aos recantos dos jardins, a partir das 8h de amanhã.

Haverá “Oficinas em Família” (com temas como: Objectos Solares, Árvore por dentro e por fora, Ar, Arquitectar, Casa Aberta, Kissange), a convidar pais e filhos a darem asas à imaginação. São sete oficinas diferentes, com início marcado para as 10h e que se prolongam até às 19h.

O “Serralves em Festa” promove outros eventos dedicados aos mais pequeninos. “Onde está a Avó?” é o nome da peça de teatro infantil de Inês Vicente e Rui Damas que vai estar em cena às 11h, 12h e 14h30 dos dois dias, com lotação limitada no Celeiro, no Parque.

O dia de amanhã termina com o “Festa no Prado”. À meia-noite começa o concerto dos portuenses Supernada (de Manuel Cruz, Pluto, ex-Ornatos Violeta) e por volta da uma da manhã inicia-se uma sequência de “DJ sets”.

No que toca ao jazz, a Italian Instabile Orchestra é outro dos eventos de relevo deste “Serralves em Festa”. Para além do concerto que vai ter lugar no prado do Parque, os violoncelistas desta “big band” vão dinamizar outros momentos do programa.

O programa termina com “Mountains of Madness” (na foto), um espectáculo co-produzido pelo grupo britânico Tiger Lillies e pelo músico alemão Alexander Hacke, membro da banda Einsturzende Neubauten. Actuam no domingo, às 23h00.

O “Serralves em Festa” recebe cerca de 300 artistas. São mais de 70 eventos a preencher 40 horas consecutivas de música, dança, cinema, teatro, visitas guiadas e exposições. As portas abrem às 8h de sábado e só fecham à meia-noite de domingo. A entrada é gratuita.

Paula Teixeira
Foto: DR