A terceira edição do “Serralves em Festa” terminou ontem, com um “balanço muito positivo”, adiantou ao JPN o director do Museu de Serralves, João Fernandes. O museu e os jardins da fundação abriram as portas, durante o fim-de-semana, para 40 horas consecutivas de espectáculos, em que participaram cerca de 300 artistas.

João Fernandes congratula-se com o sucesso da iniciativa que levou até aos jardins da Fundação cerca de 50 mil pessoas. “O ‘Serralves em Festa’ já faz parte da vida cultural da cidade e do país”, diz.

O director do Museu afirma que se trata de uma “festa popular” que consegue “atrair públicos diferenciados para o que de melhor se faz na arte contemporânea”.

“Geralmente quando as pessoas vão a grandes eventos já conhecem os seus protagonistas. No ‘Serralves em Festa’, as pessoas vêm para conhecer novos projectos”, refere João Fernandes.

Para o director do museu, o ponto alto do fim-de-semana foi a festa que aconteceu de sábado para domingo (com concertos até às 6h). “Entre a meia-noite e as duas horas da manhã entraram quatro mil pessoas por hora nos jardins da Fundação”, revela.

João Fernandes considera que a edição deste ano serviu para provar que o sucesso do Serralves em Festa do ano passado não foi “pontual”. “Em 2005, registámos uma assistência de 54 mil pessoas e este ano foi de 50 mil pessoas. Já podemos ver aqui uma média de afluência, o que prova o mérito do evento”, refere.

Face ao sucesso da edição deste ano do Serralves em Festa, João Fernandes promete que a iniciativa vai ter a mesma dimensão em 2007.

Catarina Abreu
Foto: DR