O primeiro dia da renovada Avenida dos Aliados foi marcado pelas conversas sobre a estética e a utilidade daquele espaço emblemático do Porto. Podiam ver-se, ainda, alguns trabalhadores a dar os últimos retoques à Avenida.

Na nova fonte instalada junto aos Paços do Concelho, que é uma das principais novidades nos Aliados, juntaram-se alguns populares. Uns defendem que a praça está mais bonita e airosa. Outros, mais saudosistas, mostram-se revoltados com a mudança. A mesma fonte servia também para um homem refrescar-se do calor que fazia na praça.

António Dâmaso, de 79 anos, é um dos muitos reformados do Porto que passa as suas tardes na Avenida dos Aliados e mostra-se feliz com a mudança do espaço portuense. “É a coisa mais bonita do Porto e, desde que vi o projecto, sempre concordei a 100% com esta renovação”, salienta.

Enquanto António diz o que pensa é interrompido por Maria de Lurdes, que discorda do reformado. “Gostava mais dos jardins e podiam ter posto uma fonte mais bonita. Nunca gostei do projecto. Eu e toda a minha família assinamos o abaixo-assinado para impedir as obras”, conta.

Outra voz, no meio da discussão, levanta-se para dizer que “a renovação foi miserável” e que “a praça devia ter sido retocada por artesãos e não revolucionada por arquitectos que não sabem o que fazem”.

A Avenida dos Aliados iluminou-se ontem, quarta-feira, depois de Rui Rio ter ligado as luzes que agora vão embelezar o espaço portuense. Para o presidente da Câmara do Porto, a “principal sala de visitas da cidade está mais ampla e preparada para receber os grandes eventos”.

Ainda há obras nos AliadosO primeiro teste será as celebrações do 10 de Junho, que arrancam amanhã. No sábado é esperada a primeira enchente dos Aliados depois das obras, por ocasião da comemoração do Dia de Portugal, que contará com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva.

Rui Rio quer encher os passeios laterais da Avenida com esplanadas e para isso, a autarquia vai isentar os estabelecimentos das taxas de esplanada nos anos de 2006 e 2007.

Na inauguração, esteve também presente o arquitecto Siza Vieira, que foi um dos responsáveis pela remodelação da Avenida dos Aliados. O arquitecto explica que “ainda faltam algumas coisas, como a iluminação dos Paços do Concelho e a retirada das luzes amarelas, que serão substituídas por luzes brancas”.

A polémica sobre a renovação dos Aliados segue na barra do Tribunal Administrativo do Porto. A providência cautelar para impedir o seguimento das obras, interposta pelas Associações Campo Aberto, GAIA e APRIL, foi considerada improcedente pelo juiz. No entanto, no dia 11 de Maio, as mesmas associações colocaram uma acção administrativa especial, no mesmo tribunal, contra o Instituto Português do Património Arquitectónico, a Câmara Municipal do Porto e o Ministério do Ambiente.

Texto e foto: Catarina Abreu