O IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento) assinou hoje, quinta-feira, protocolos com universidades, institutos politécnicos e entidades empresariais das regiões do Porto, Trás-os-Montes e Braga no âmbito do programa FINICIA, destinado a melhorar o acesso ao financiamento de novos negócios e de empresas de pequena dimensão.

Amanhã, as regiões de Aveiro, Viseu, Beira Interior, Coimbra e Leiria ligam-se também à rede que o IAPMEI pretende desenhar em “todo o território nacional”, explicou ao JPN o administrador do instituto, Braz Costa, na assinatura do protocolo com a Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Associação Nacional de Jovens Empresários, NET – Novas Empresas e Tecnologias e PME Capital.

As universidades do Porto, Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro são alguns dos parceiros privilegiados do IAPMEI no apoio à criação de micro e pequenas empresas, nomeadamente que surjam da iniciativa de estudantes e investigadores.

O programa quer facilitar o processo de criação de novas empresas, que, segundo Braz Costa, era até aqui um “sistema pouco oleado”. As instituições de ensino vão fazer o “escrutínio de ideias inovadoras”, que são depois aconselhadas ao IAPMEI. Uma “relação de confiança” que permitirá “reduzir o risco das operações”, explica o administrador.

As prioridades de apoio nas fases iniciais do ciclo de vida dos negócios vão para os projectos de forte conteúdo de inovação, negócios emergentes de pequena escala e empresas de interesse regional.

O IAPMEI partilha o risco das operações de financiamento feitas pela rede de operadores de capital de risco, instituições bancárias e de garantia mútua participantes no FINICIA. Espera-se que o programa apoie, a nível nacional, 1.300 negócios, com cerca de 114 milhões de euros de investimento global, dos quais 64 milhões são investimento público.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt