199 pólos para homem e 199 camisolas para senhora. Cada pólo custa 150 euros e cada camisola 125 euros. O preço é elevado, mas justificado por um acabamento têxtil particular, explica o autor. “O ‘neutralize’ é algo que permite neutralizar a molécula do odor no vestuário e chegar ao final do dia sem qualquer odor”, diz Fúlvio Mendes, ao JPN.

Além de neutralizar odor, cada peça é única, numerada e assinada. São estas as características que levaram o artista plástico Fúlvio Mendes e a investigadora Susana Ralha a lançar a marca “between art and life”. Um conceito que “trabalha a arte nas funções contemplativa e funcional”, conta ao JPN Susana Ralha.

Há, até agora, camisolas antiodor, toalhas de praia e capas de edredões. As diferenças relativamente aos produtos já no mercado estão nos “acabamentos de excelência” e na “produção em série limitada”, descreve Fúlvio Mendes. E completa a definição dos seus produtos como “objectos de arte com recurso à tecnologia”.

Aproximar a arte da produção têxtil foi uma ideia que Fúlvio Mendes transportou, há dois anos, para o mestrado em Design e Marketing, da Universidade do Minho. Antes desenvolvia trabalhos com técnicas de impressão, como a gravura e a serigrafia, até se aperceber de como “poderia tirar partido da tecnologia têxtil enquanto artista plástico”.

“O que pretendo com estas tecnologias não é a reprodução, mas a produção”, explica. E não crê que a unicidade do objecto artístico seja ameaçada pela produção industrial. “O conhecimento da tecnologia pode ser um elemento criativo”, acrescenta.

Susana Ralha, a responsável pelo marketing e posicionamento da marca, vai mais longe. Trata-se de uma “marca cultural” , que pode “democratizar a arte”. As pessoas podem “vestir peças contemplativas e a arte pode participar na vida quotidiana”, completa.

Contrariando a ideia de um sector têxtil em crise e estagnado, Fúlvio Mendes defende que é “a altura ideal [para o lançamento dos produtos] porque a crise é sinónimo de mudança. As pessoas do sector têm de perceber que é preciso mudar”.

As expectativas são altas e Susana Ralha quer “comercializar [a marca] cá e lá fora”. “between art and life” será apresentada pela galeria Jorge Shirley em Santander, na Espanha, numa feira de arte contemporânea, no dia 10 de Julho.

Carina Branco
Foto: DR