O trio franco-suíço-argentino, que lançou um dos álbuns mais aclamados de 2001, “La Revancha del tango”, actua hoje, sexta-feira, no Coliseu do Porto. Traz as sonoridades do seu mais recente trabalho, “Lunatico”.

É o primeiro álbum dos Gotan Project gravado em estúdio desde “La Revancha del Tango”, que revelou as potencialidades do trio na fusão do tango com a electrónica, uma “receita” que agradou à crítica (conquistaram o Prémio Revelação nos World Music Awards da BBC em 2003).

Philippe Cohen-Solal, Christoph H. Mueller e Eduardo Makaroff conquistaram o público com música que apela aos sentidos. Os Gotan Project inventaram o “cibertango” – daí o nome Gotan Project (“Gotan” é tango ao contrário no calão de Buenos Aires) – com o casamento de dub com o bandonéon argentino. Reinventaram o tango, aliando-o à electrónica mais interventiva com sonoridades que roçam o jazz.

Temas como “Triptico” e “Santa Maria” foram adoptados por muitos DJ, passando em várias discotecas do mundo.

O novo trabalho foi gravado em Buenos Aires e em Paris e contou com a participação de vários nomes como Caceres, Jimi Santos, Koxmoz e Cristina Vilallonga. Também o pianiasta argentino Gustavo Beytelmann emprestou o seu cunho ao mais recente álbum dos Gotan Project.

Os bilhetes custam entre 25 e 30 euros.

Gina Macedo
Foto:DR