A Assembleia-geral da União Astronómica Internacional (IAU) decidiu hoje, quinta-feira, em Praga, na República Checa, retirar a Plutão o seu estatuto de planeta, reduzindo a oito o número oficial de planetas do sistema solar.

Foram cerca de 2500 astrónomos que votaram uma definição do que é, afinal, um planeta. Neste conceito não cabe Plutão que, assim, deverá ser despromovido para “planeta anão”, uma categoria intermédia de objectos espaciais que não têm força gravítica para se imporem de forma autónoma na sua órbita.

Apesar dos esforços da IAU para defender o seu estatuto de planeta, a despromoção de Plutão, com cerca de seis vezes menos o diâmetro da Terra, não surpreendeu. Várias fontes indicavam que a proposta na assembleia da IAU iria contemplar apenas oito planetas.

A primeira proposta da União Astronómica definia planeta como um objecto com massa suficiente para ter uma forma arredondada, que orbita uma estrela e não é um satélite de outro planeta. Ora, nesta definição podem ser incluídos, por exemplo, Xena e Caronte, objectos idênticos a Plutão.

Nos últimos tempos, a descoberta de mais objectos no sistema solar tem trazido novos dados e uma complexidade acrescida na definição do conceito de planeta, que nem sempre é unânime entre a comunidade científica.

João Queiroz
[email protected]
Foto: Nasa