Rio Tinto, Valongo e Condeixa são as primeiras localidades a contar com unidades de saúde familiar (USF), a partir de hoje, segunda-feira.

As USF são pequenas unidades de prestação de cuidados de saúde formadas por médicos, enfermeiros e administrativos, que funcionam com um novo modelo de gestão e atendimento e cujo objectivo é resolver o problema da falta de médicos de família em algumas regiões do país.

Os centros vão funcionar de forma autónoma, estando abertos, na sua maioria, até às 22h e aos fins-de-semana. Na maior parte dos casos, as USF vão funcionar nas instalações dos centros de saúde, num andar à parte ou em extensões independentes.

O coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde, Luís Pisco, em declarações à TSF, disse que a intenção é estancar a corrida aos serviços de urgência. “Os cidadãos não terão tanta necessidade de ir ao serviço de urgência a não ser nas situações urgentes”, concluiu. Nesse sentido, poderão ser transferidas para as USF as “situações agudas não urgentes”, como dores de garganta, dores de ouvidos e febres.

Na próxima semana, a 11 de Setembro, entram em funcionamento as unidades de Fernão Ferro e Moinho da Maré (Seixal), Dafundo (Carnaxide) e Sobreda(Almada).

Com a abertura de cerca de cem destas unidades espera-se que mais 170 mil portugueses venham a adquirir um médico de família.

Carina Branco
Foto: SXC