O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, confirmou a passagem de voos da CIA em Portugal, em carta enviada à eurodeputada Ana Gomes, desmentindo, assim, as declarações que prestou em Dezembro no Parlamento.

Ana Gomes adiantou ao “Diário Económico” que o documento fala em “voos directos entre Portugal e Guantanamo”, acrescentando que “há dados que mostram que determinados aviões suspeitos passaram com muita frequência por Portugal num período largo”.

“Há casos de aviões que não se limitaram a curtas escalas técnicas em Portugal”, revelou Ana Gomes. “Por isso é preciso verificar quem procedeu às inspecções dos aviões, não só na Base das Lajes mas por todos os aeroportos”, concluiu a eurodeputada.

Em Dezembro, Freitas do Amaral garantiu, no Parlamento, que não havia indícios de que tivessem passado aviões da CIA por Portugal. Agora, a carta enviada a Ana Gomes contraria o que disse na altura. Dado que a maior parte dos supostos voos ocorreram em 2002, 2003 e 2004, a eurodeputada admite que a Comissão de Inquérito europeia encarregue do caso venha a ouvir outros técnicos do passado.

A diplomata avançou também ao jornal, que se desconhece, para já, o tipo de prisioneiros transportados pela CIA em território português.

Carina Branco
Foto: ONU