O 3º Encontro Nacional sobre Weblogs realiza-se no antigo auditório da Reitoria da Universidade do Porto (UP), sexta-feira e sábado, reunindo investigadores e “bloggers”.

“Vai haver muita discussão, debate e muitos exemplos práticos da utilização de ‘weblogs'”, afirma Fernando Zamith, coordenador do encontro, que é também o primeiro encontro de blogues luso-galaico. “Tentamos estabelecer uma ligação entre a blogosfera portuguesa e a blogosfera galega”, refere.

O evento pretende também reunir “bloggers” e investigadores que debruçam o seu estudo na utilização e implicações dos blogues e nas ferramentas da blogosfera.

“Há alguns anos os blogues pareciam uma moda, mas, hoje em dia, têm implicações na própria sociedade e na vida das pessoas. Tudo isto está a ser estudado”, diz Fernando Zamith, professor de jornalismo “on-line” na UP.

Entre os temas abordados, estará a influência dos blogues no jornalismo, cidadania, educação e mundo empresarial.

José Luis Orihuela coordena “workshop”

O encontro vai contar com 28 comunicações auto-propostas de “bloggers” e investigadores. Entre os oradores convidados, destaca-se o professor da Universidade de Navarra José Luis Orihuela, um jornalista e “blogger”, pioneiro na utilização de blogues como ferramenta de ensino e aprendizagem.

Também estarão presentes Manuel Pinto, professor da área de Jornalismo e de Educação para os Media da Universidade do Minho, e Enrique Dans, professor de Sistemas e Tecnologias de Informação, do Instituto de Empresa, em Madrid.

Até agora, “76 pessoas inscreveram-se para o encontro”, que terá cerca de 90 participantes, entre inscritos e convidados. No sábado, vai decorrer, em paralelo com as comunicações, um “workshop” sobre a Web 2.0 ou Web Social (segunda geração de serviços “on-line” que permitem um maior grau de interactividade e colaboração na utilização da internet), coordenado por José Luis Orihuela.

O encontro decorre sexta e sábado, a partir das 9h. As inscrições custam 15 euros para os estudantes de licenciatura e 50 euros para os restantes participantes.

Alice Barcellos
Foto: Morguefile