São esperados cerca de 6.000 participantes na terceira edição da Maratona do Porto, que decorre este fim-de-semana. Pela primeira vez, a prova estende-se até ao concelho de Vila Nova de Gaia, um “sonho” antigo do director da maratona, Jorge Teixeira.

O percurso da maratona começa agora da Rua Júlio Dinis, no Porto. Os atletas seguem até à Avenida da Boavista, de onde seguem para a Foz do Douro. Atravessada a Ponte D. Luís, os corredores seguem pelo Cais de Gaia até à Afurada e regressam ao Porto. A prova termina no Parque da Cidade.

5.300 pessoas já se inscreveram no conjunto de provas do fim-de-semana: maratona, meia e mini maratona (domingo), maratona juvenil e Passeio dos Avós (sábado).

Jorge Teixeira espera reduzir para as 2 horas e 11 minutos o tempo mínimo da prova e “colocar a Maratona do Porto nas 10 melhores marcas do mundo, à semelhança da Corrida das Festas da Cidade do Porto, que detém a quarta melhor marca” na sua distância.

O vereador do Desporto da Câmara do Porto, Gonçalo Gonçalves, mostrou-se hoje, terça-feira, confiante de que o número de participantes vai duplicar face ao ano passado, o que “demonstra o sucesso da organização”. Esta edição é o “salto definitivo de consolidação e crescimento” da Maratona do Porto, disse, em conferência de imprensa.

Já Guilherme Aguiar, responsável pelo pelouro do Desporto na Câmara de Gaia, sublinhou o “bom serviço” que a prova presta à divulgação do “país e da região”, já que “não são muitas as maratonas que se realizam em todo o mundo”.

O vereador gaiense referiu ainda que a ligação entre Porto e Gaia no percurso da prova “ajuda a afastar alguns fantasmas” nas relações entre as duas cidades vizinhas.

Matosinhos pode vir a integrar percurso

Entre os pontos altos da prova, estão o duelo entre Paulo Gomes e Delfim Conceição pelo troféu “Cidade do Porto”, que premeia atletas portuguesas que participem nas provas de atletismo da cidade, bem como a participação de Fátima Silva e Helena Sampaio. Destaque ainda para a participação de vários atletas quenianos.

No sábado, há corridas para netos e avós, que devem juntar 1.500 pessoas no Palácio de Cristal.

Jorge Teixeira, responsável pela Runporto.com, que organiza o evento, sublinhou que a prova, que custa 125 mil euros, tem um baixo orçamento. “Dava para fazer 10 maratonas de Lisboa”, frisou, elogiando o trabalho das 912 pessoas envolvidas na produção da maratona.

O presidente da Associação de Atletismo do Porto, Marques Dias, manifestou a vontade de alargar a maratona ao concelho de Matosinhos no próximo ano. A quarta edição está já marcada para 21 de Outubro de 2007.

Pedro Rios
[email protected]
Foto: Gina Macedo