O Sporting estreou-se a perder hoje, quarta-feira, nesta edição da Liga dos Campeões e Schweinsteiger voltou a levar a melhor sobre Ricardo. O médio alemão, que marcou dois golos ao guarda-redes português no Mundial da Alemanha, foi o autor do tento que permitiu ao Bayern de Munique segurar a liderança do grupo B.

Paulo Bento efectuou alterações na equipa do Sporting. Caneira foi lateral-direito, Tello ocupou o lado oposto e Miguel Veloso regressou ao lugar de médio mais recuado, numa equipa que contou ainda com Carlos Martins a formar o trio de médios com Moutinho e Nani. A dupla de centrais manteve-se intacta e na frente Liedson teve o apoio de Alecsandro.

Os “leões” tiveram grandes dificuldades em travar o Bayern que foi superior nos primeiros vinte minutos de jogo. A frente atacante bávara constituída por Santa Cruz, Pizarro e Podolski criou muitos calafrios à zona mais recuada do Sporting: Polga, Tonel e Miguel Veloso não chegavam para tanta “artilharia pesada”.

E foi na sequência da superioridade da formação alemã que surgiu o primeiro e único golo do jogo: uma “bomba” de Schweinsteiger bateu Ricardo e fez-lhe recordar o encontro do Mundial da Alemanha em que o guarda-redes sofreu dois golos do médio alemão.

O Sporting reagiu, amarrou o Bayern ao seu meio-campo e dominou o jogo até ao final do primeiro tempo. Os portugueses pareciam ter condições para rectificar o resultado, uma ideia que foi reforçada logo no início da segunda parte quando Schweinsteiger foi expulso por acumulação de amarelos.

A partir daí só deu Sporting. Os “leões” foram para cima dos alemães, mas faltou sempre alguma objectividade, clarividência e eficácia aos pupilos de Paulo Bento que usaram e abusaram dos remates de meia distância.

Apesar da derrota, a equipa leonina mantém o segundo lugar do grupo, agora com apenas um ponto de vantagem sobre o Inter de Milão que venceu o Spartak de Moscovo por 2-1.

João Queiroz
[email protected]