São 14 filmes do novo cinema francês produzidos em 2005 e 2006 para ver de hoje até domingo. A Festa do Cinema Francês chega hoje ao Porto, depois de ter passado por Lisboa, Coimbra e Faro.

O primeiro filme – “Gentille” (na foto), de Sophie Fillières – será exibido hoje, às 21h30, no Teatro Rivoli, com a presença da realizadora. O resto dos filmes serão exibidos nos cinemas Cidade do Porto.

“Ao lado de obras de realizadores confirmados e reconhecidos, como Bertrand Blier, Danièle Thompson ou Laurent Cantet, serão exibidos filmes de jovens realizadores cujas qualidades ficam certificadas pela sua selecção nos principais festivais europeus Cannes, Veneza e San Sebastian”, refere a organização em nota de imprensa.

Amanhã, pelas 10h30, já nos cinemas Cidade do Porto, é a vez de “Kirikou et les Bêtes Sauvages”, um filme de animação de Michel Ocelot. A sessão é destinada sobretudo ao público escolar. Sexta, sábado e domingo há sessões às 14h30, 17h, 19h30 e 22h.

“Carmen”, de Jean-Pierre Limosin, é a proposta para a tarde de sexta-feira. Este filme, entre a ficção e o documentário, venceu na secção “Orrizonti” na Competição Oficial da Mostra de Veneza no ano passado. “Le Passager”, de Eric Caravaca, e “Dans Paris”, de Christophe Honoré, e “Flandres”, de Bruno Dumont, que arrecadou este ano o Grande Prémio do Júri em Cannes.

“Changement d’Adresse”, de Emmanuel Mouret, “Fauteuils d’Orchestre”, de Danièle Thompson, “Combien Tu m’Aimes”, de Bertrand Blier, e “Vers le Sud”, de Laurent Cantet, premiado no Festival de Veneza, são as propostas para sábado.

No domingo, o último dia da Festa, serão exibidos obras de Stéphane Brizé (“Je ne suis pas là pour être aimé”), Karin Albou (“La Petite Jérusalem”), Denis Dercourt (“La Tourneuse de Pages”) e Jean-Claude Brisseau (“Les Anges Exterminateurs”).

O ciclo é organizado pelo Consulat Général de France no Porto e o Institut Franco-Portugais de Lisboa e, pela primeira vez, pela recém-criada Alliance Française do Porto.

JPN
Foto: DR