Começou a 12 de Outubro e prolonga-se até 22 de Novembro. A IX Mega Dádiva de Sangue organizada pela Federação Académica do Porto (FAP) torna possível doar sangue em 18 instituições de ensino superior.

A acção, organizada em conjunto com o Instituto Português de Sangue (IPS), integra-se no projecto FAPsocial, e conta este ano com o apoio do Instituto de Histocompatibilidade do Norte. Os estudantes têm a possibilidade de se inscreverem no banco de dados de dadores de medula óssea do Instituto de Histocompatibilidade do Norte.

“A juventude é um bom público-alvo para a dádiva de sangue, porque o objectivo é fidelizar dadores regulares”, diz ao JPN Ofélia Alves, do departamento de promoção do IPS. “Não se consegue avançar na medicina e na cirurgia de outra forma. Para nós é fundamental saber que todo o cidadão saudável contribui”.

A iniciativa é levada a cabo no seio de estabelecimentos de ensino públicos e privados pelo nono ano consecutivo. Ofélia Alves faz um balanço positivo da iniciativa até ao momento.

O presidente da FAP, Pedro Barrias, lembra a importância de iniciativas como esta pela necessidade de “estudantes e associações veicularem esta solidariedade”.

Ofélia Alves garantiu ao JPN que “podem dar sangue todos os jovens a partir dos 18 anos” e “qualquer pessoa com peso superior ou igual a 50 quilos”. A responsável do IPS lembra que é possível repetir a dádiva várias vezes no ano sem qualquer inconveniente para a sua saúde, já que “os homens podem dar de três em três meses e as mulheres de quatro em quatro”.

Até ao momento, os estudantes universitários já puderam dar sangue na Escola Superior de Biotecnologia da UCP, na Universidade Católica, e na Faculdade de Direito, Letras, Ciências da Universidade do Porto.

Margarida Cardoso é estudante de Bioquímica e foi uma das dadoras, no passado dia 19. A estudante tem 21 anos e disse ao JPN que este é o segundo ano que adere a esta iniciativa por achar “de vital importância para o bem da saúde pública”.

A IX Mega Dádiva de Sangue ainda vai percorrer mais instituições de ensino superior. A iniciativa chega ao fim no próximo dia 22 de Novembro, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Marta Couto
Foto: JPR