São 63 os trabalhos de artistas como Auguste Rodin, Pablo Picasso, Edgar Degas, Joan Miró, Wassily Kandinsky ou Martin Mayer para serem vistos na sala de exposições temporárias do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, até 28 de Janeiro do próximo ano.

As obras fazem parte da colecção Lamerdin, originária da cidade de Wiesloch, na Alemanha. A vinda da mostra a Amarante é uma consequência da geminação do município possui com o de Wiesloch. É a maior exposição colectiva da história do Museu Municipal de Amarante, fundado em 1947.

Jurgen Hirschauer, historiador de arte alemã, escreveu que “a ampla colecção de Kurt e Gertrud Lamerdin permite-nos exemplificar as correntes artísticas dos séculos XIX e XX que recorrem e representam também as tendências intelectuais, as descobertas e os desenvolvimentos da sua época”. O Romantismo e o Expressionismo alemão são presenças fortes na mostra.

O presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, considera que “a exposição pontua para o museu, que conta com mais de meio século de existência, e para a cidade, um momento alto da sua actividade cultural e constitui uma excelente oferta, reunindo trabalhos, não só da Escola das Belas-Artes alemã, mas, também, de grandes referências que polvilharam a epopeia da arte europeia do final do século XIX e princípio do século XX”.

O historiador de arte e director do Museu Municipal de Amarante, António Cardoso, deseja que a exposição “preencha hiatos de informação” e que “em termos pedagógicos possa permitir uma adequada exploração por parte das escolas e da região”.

O director destaca o pequeno núcleo de escultura e, sobretudo, a obra gráfica de grandes autores como Picasso, Braque, Groz, Chagall, Kandinsky e Hartung.

António Cardoso salienta ainda que “esta é uma colecção estimável, que se começou a realizar na segunda metade do século XX, com objectivos transnacionais, procurando reunir obras de artistas consagrados fundamentalmente dos séculos XIX e XX”.

José Manuel Monteiro
ljcc04036 @ letras.up.pt