Assinala-se hoje o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Em Portugal, um pouco por todo o país, vão realizar-se palestras, exibições de filmes, exposições e vários rastreios gratuitos do VIH/SIDA.

De acordo com uma estimativa do Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUsida) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), até ao final deste ano o número de contágios vai chegar aos 39,5 milhões.

Em Portugal, segundo uma estimativa das Nações Unidas para a SIDA, calcula-se que 32 mil portugueses estejam infectados. No pior cenário, o número pode ascender aos 53 mil, de acordo ainda como o mesmo estudo.

Estes números da ONU são superiores aos últimos dados do Centro de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis (CVEDT) do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. Até 31 de Dezembro último, foram notificados 28.370 casos de contágios no país.

O documento da ONU revela ainda que a maioria dos infectados portugueses têm mais de 15 anos e que o número de mulheres com a infecção da SIDA é de 1.300, podendo, no entanto, o número aumentar para 2.300 mulheres contagiadas.

A SIDA é já considerada por vários especialistas como a epidemia do século XXI. A cada oito segundos uma pessoa é contagiada, o que equivale a cerca de 11 mil novas infecções/dia.

Em 1987 foi aprovado o primeiro medicamento(anti-retrovirais) para o tratamento da infecção. Actualmente existem quatro tipos de anti-retrovirais. Em Portugal estes medicamentos são distribuidos gratuitamente a todos os doentes.

Ana Sofia Moura
ljcc05021 @ icicom.up.pt
Mariana Monteiro
ljcc05060 @ icicom.up.pt
Foto: DR