O sorteio das competições europeias realizado na manhã de hoje, sexta-feira, ditou sortes diferentes para as três equipas portuguesas. Nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões o FC Porto vai defrontar o Chelsea e nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, o Benfica vai medir forças com os romenos do Dínamo de Bucareste e o Sporting de Braga com os italianos do Parma.

No que toca à Liga dos Campeões, ao FC Porto calhou a equipa que, a par do Barcelona, possivelmente ninguém desejava. José Mourinho regressa pela segunda vez a uma casa que bem conhece, dois anos depois de ter sido derrotado por 2-1 na última jornada da fase de grupos da “Champions”, o que permitiu ao FC Porto seguir com o Chelsea para os oitavos-de-final da competição.

A primeira mão realiza-se a 21 de Fevereiro no Estádio do Dragão, e duas semanas depois, a 6 de Março, o FC Porto desloca-se a Stamford Bridge.

Para além do FC Porto-Chelsea, o sorteio colocou frente a frente Celtic e AC Milão, PSV e Arsenal, Lille e Manchester United, Roma e Lyon, Barcelona e Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique, e Inter de Milão e Valência.

Benfica regressa a Bucareste sete anos depois

Na Taça UEFA, as equipas portuguesas jogam a primeira-mão em casa, a 14 de Fevereiro, e a segunda a 22.

Quanto ao Benfica, a história é 100% favorável no confronto com os romenos já que os encarnados nunca foram afastados por equipas daquele país. O último jogo aconteceu em 1999 na primeira eliminatória da Taça UEFA e a equipa portuguesa acabou por levar a melhor: apesar da derrota sofrida na primeira mão, na Luz (0-1), o Benfica conseguiu dar a volta ao resultado em Bucareste, vencendo por 2-0.

Tal como ao Benfica, as estatísticas também sorriem ao Sporting de Braga. O primeiro e único confronto entre bracarenses e italianos aconteceu em Setembro deste ano na eliminatória da Taça UEFA que dá acesso à fase de grupos. O Braga eliminou o Chievo Verona depois de vencer em casa por 2-0, na primeira-mão, e de ter sido derrotado no segundo jogo em Itália por 2-1 (com vantagem para os arsenalistas pelo golo marcado fora).

João Queiroz
[email protected]