Pela primeira vez em 20 anos, o Prémio Pessoa foi atribuído a uma figura da área das ciências da informação. O premiado deste ano foi António Câmara, fundador da YDreams, empresa dedicada às novas tecnologias criada em 2000, e professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

“Ao conceder este prémio ao professor António Câmara, o júri reafirma a importância para o desenvolvimento do país do estímulo ao conhecimento e à inteligência criativa, afinal o único meio de lhe conceder uma vantagem competitiva”, justifica o júri, em comunicado.

O presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, considerou, na entrega do prémio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, António Câmara como uma das “uma das figuras mais representativas de uma nova área de conhecimento aplicado, incluindo as tecnologias da informação e realidade virtual, que tem tido, nos últimos anos, uma expansão notável no nosso país”.

“A sua repercussão em campos tão diversos como a biomedicina, as telecomunicações, a ecologia, o planeamento urbano ou até o simples quotidiano das pessoas, constitui uma verdadeira revolução”, sublinhou Balsemão.

“Foi uma surpresa total. O meu perfil de professor/empresário não era semelhante nem parecido com o dos anteriores vencedores do prémio”, afirmou António Câmara, com 52 anos.

Sucesso internacional

Queria ser tenista, quando estudava engenharia civil. Destacou-se na investigação em informação geográfica. O empresário e docente que odiava telemóveis acabou por ter sucesso numa empresa que trabalha sobretudo com tecnologia para dispositivos móveis de comunicação.

A YDreams, nascida a partir do Grupo de Análise de Sistemas Ambientais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, tem-se destacado em Portugal e noutros mercados onde opera, como a Holanda, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, China e Brasil.

A empresa desenvolve produtos em áreas como a publicidade, o entretenimento, a educação e cultura e o ambiente. Na sua carteira de clientes, estão empresas como a Nokia, Vodafone, Adidas, Portugal Telecom e China Mobile.

No mês passado, a YDreams lançou o jogo para telemóvel “Cristiano Ronaldo Underworld Football”, em que o jogador português enfrenta criaturas fantásticas.

O Prémio Pessoa, uma iniciativa conjunta do “Expresso”/Unisys, distingue anualmente, desde 1987, um português com intervenção relevante na vida científica, artística ou literária do país. Nas últimas edições foi atribuído a personalidades como o escritor Mário Cláudio, o constitucionalista Gomes Canotilho e o actor e encenador Luis Miguel Cintra.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt