O Museu Nacional da Imprensa vai receber, em Junho, a nona edição do festival internacional PortoCartoon-World Festival, que reúne, desde 1999, cartonistas de todo o mundo. O tema deste ano é a globalização e os seus impactos nos diversos sectores da sociedade, à escala mundial.

Os concorrentes não estão limitados ao tema principal. A categoria tema livre aborda outros assuntos, como política internacional, costumes, vida social e comunicação.

O júri internacional do concurso, presidido por G. Wolinski, vai contar com a presidente da Federation of Cartoonists Organisations (FECO), Marlene Pohle, representantes do Ministério da Cultura, da Faculdade de Belas Artes do Porto, do Museu Nacional da Imprensa e de representantes de outras instituições relacionadas com o cartoon.

A participação de artistas a nível mundial e o valor dos prémios atribuídos faz com que o Festival Internacional de caricatura do Porto seja considerado pela FECO como um dos três principais eventos de desenho humorístico do mundo, colocando Portugal no topo dos concursos internacionais de cartoon.

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt