Alegadas interferências do magnata russo na equipa estarão a desagradar Mourinho. Lippi e Hiddink podem ocupar o lugar do português.

Os boatos são muitos, os rumores são cada vez maiores. Todos os dias são lançados a público motivos vários para um alegado “braço-de-ferro” entre Mourinho e o presidente russo Roman Abramovich e que pode resultar na saída do técnico no final da época.

A imprensa britânica está cada vez mais convencida que ‘Jose’ não vai cumprir o contrato que o liga ao clube britânico por mais três anos. E até já foram avançados alguns nomes para substituir o técnico português. Depois do holandês Guus Hiddink, é agora a vez do treinador italiano campeão do mundo Marcelo Lippi ser apontado como o sucessor do português.

A crise no Chelsea começou a ser veiculada com uma alegada divisão no balneário dos “blues”, que Mourinho desmentiu publicamente, com alguns jogadores a mostrarem-se insatisfeitos com o rendimento do médio alemão Michael Ballack.

Mas é a relação entre Abramovich e Mourinho com que que os ingleses sustentam a tese que dá como muito provável o abandono do técnico português. Os dias de paz no Chelsea parecem ter acabado quando Mourinho revelou que a direcção recusou contratar jogadores na reabertura do mercado.

A reacção deixava mesmo a entender que o treinador pode mesmo vir a sair no final da presente temporada por iniciativa própria. Até porque, quando lhe propuseram que negasse os rumores que nos últimos dias fizeram notícia em Inglaterra, optou por desvalorizar o assunto.

Shevchenko: o motivo da discórdia?

O diário “Sunday Times” garantia no domingo que Mourinho não estará muito satisfeito com as ingerências de Abramovich e dos seus conselheiros no dia-a-dia do clube. Aliás, de acordo com o diário britânico, o técnico mostrou-se disponível para deixar de imediato o clube, desde que lhe paguem os salários que deveria receber até final do seu contrato (37 milhões de euros).

De acordo com a imprensa, Abramovich terá pressionado Mourinho a apostar mais em Shevchenko, por quem o Chelsea desembolsou 45 milhões de euros. O ponta-de-lança ainda não se adaptou ao futebol inglês e o seu fraco rendimento – três golos em 20 jogos – tem levado Mourinho a prescindir do ucraniano.

Por outro lado, ao que se sabe, o treinador português também não terá grandes afinidades com os holandeses Frank Arnesen, responsável pelo gabinete de prospecção do clube, e com Plet de Visser, olheiro, homens próximos de Abramovich.

O Real Madrid, onde o italiano Fábio Capello está longe de corresponder às expectativas, e o Inter de Milão são apontados como os clubes mais interessados em contratar o português.

João Queiroz
[email protected]