O antigo craque do futebol francês e internacional, Michel Platini, é o novo presidente da UEFA. Platini foi eleito hoje, em Düsseldorf, na Alemanha, por 27 votos contra 23 do actual presidente, Lennart Johansson.

Johansson ocupava o cargo desde 1990. Após ter vencido as eleições, Platini pediu ao Congresso que o sueco ocupasse a presidência honorária, de modo a pôr fim a atritos que surgiram entre os dois cadidatos durante a campanha.

Michel Platini será presidente da União Europeia de Futebol durante os próximos quatro anos. Aos 51 anos, o ex-futebolista já jogou em clubes como Nancy, Saint-Etienne e Juventus.

Além de ter se consagrado como jogador na selecção francesa, atingindo o recorde de golos (41 em 72 partidas), Platini foi também seleccionador dos gauleses.

Platini é o sexto presidente da UEFA – instituição criada em 1954 – e o segundo francês a ocupar o cargo, depois de Jacques Georges (1984-90).

Madaíl no Comité Executivo

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, foi eleito, hoje, membro do Comité Executivo da UEFA, juntamente com Angel Villar (Espanha), Senes Erzik (Turquia), Mircea Sandu (Roménia), Joseph Mifsud (Malta) e Grigoriy Surkis (Ucrânia).

As eleições terminam hoje, no XXXI Congresso da UEFA, em Düsseldorf. Tendo também já decorrido a votação para o cargo de membro do Comité Executivo da FIFA. Angel Maria Villar (Espanha) e Franz Beckanbauer (Alemanha) vão representar a UEFA no organismo que está a frente do futebol mundial.

Alice Barcellos
ljcc05011 @ icicom.up.pt
Foto: DR