Os técnicos do Instituto da Água (INAG) começaram esta tarde a reparar a fenda aberta no paredão da praia de Esmoriz, que, na noite de quinta-feira, permitiu a entrada de água do mar em cerca de 25 casas do Bairro Piscatório da cidade.

“A situação está remediada”, contou ao JPN o presidente da Junta de Freguesia local. Alcides Alves frisa, porém, que a fenda aberta terça-feira no paredão, que “comunicava com cerca de 25 casas em cota baixa”, é o “corolário” de uma situação que se arrasta há anos. Depois da maré cheia das 7h10 desta manhã, a situação está agora mais calma.

À Lusa, o presidente da Câmara de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, disse ter recebido do Ministério do Ambiente garantias de que vai ser aberto um concurso público para a reabilitação da orla costeira da região, que abrange as praias de Esmoriz, Cortegaça, Furadouro e Maceda.

Além da reposição do paredão, o projecto, orçado em 34 milhões de euros, prevê a reconfiguração de alguns dos esporões. “Tenho a indicação de que haverá três milhões de euros disponíveis no imediato, devendo as obras começar em Setembro”, disse o autarca.

Críticas à tutela

O presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, que passou a noite com os habitantes no local a vigiar o mar, lamenta a acção da tutela. Só com “câmaras de televisão é que se faz alguma coisa neste país”, critica Alcides Alves, que sublinha a total solidariedade entre a junta de freguesia local e a Câmara de Ovar.

Em comunicado emitido quarta-feira, o presidente da Câmara de Ovar alertava para a “necessidade e urgência da monitorização de toda a costa do concelho”, uma “área crítica e sensível”, e para o “carácter imperioso de acções urgentes nesta matéria”.

Não é possível, segundo o autarca, “continuar a adiar e a protelar o que se impõe como absoluta necessidade e premência. Num país real há necessidades reais que têm de assumir-se como prioritárias e inadiáveis e que, pelo seu carácter básico e essencial, devem mesmo anteceder outros ‘sonhos’ e desideratos nacionais”.

Na terça-feira, Manuel Alves de Oliveira deslocou-se ao local da ruptura do paredão, que, “segundo os moradores, estaria a acontecer nos últimos dias”, indica a nota.

Pedro Rios
prr @ icicom.up.pt