Os pólos norte e sul serão alvo de estudo nos próximos dois anos. O IV Ano Internacional Polar (AIP) começa esta quinta-feira. Dos 50 mil cientistas que vão trabalhar no projecto, 15 são portugueses, inaugurando a participação do país no evento. Neste ano, as atenções estarão centradas nas alterações climáticas.

O ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, prometeu dar todo o apoio aos cientistas portugueses que vão participar no projecto, que tem como objectivo estudar o Ártico e a Antárctida, de acordo com múltiplas perspectivas científicas.

Portugal estará envolvido em projectos das ciências biológicas e das ciências da terra e do espaço. O Centro das Ciências do Mar, da Universidade do Algarve e da Universidade de Lisboa, e o Centro de Estudos Geográficos, também da Universidade de Lisboa, são as instituições envolvidas neste programa científico, que vai promover mais de 200 projectos.

Os cientistas que estreiam a participação portuguesa no IV AIP conheceram o programa oficial do evento nesta quarta-feira, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Ao todo, o grupo científico português vai receber 330 milhões de euros para investigações.

“Pela primeira vez existem condições para que comece a haver uma comunidade científica disposta a agarrar a oportunidade deste Ano Polar Internacional, o que não existia há 10 ou 20 anos. O Estado dará todo o apoio que for preciso”, afirmou Mariano Gago, na cerimónia oficial de abertura em Portugal. A cerimónia mundial acontece esta quinta-feira, em Paris.

Com as questões das alterações climáticas na ordem do dia, o papel do Ártico e a Antárctida é fundamental no sistema de refrigeração da terra, já que funcionam como reguladores do clima do planeta.

O derretimento do gelo nestas regiões é já uma realidade, confirmada pelo relatório do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas, divulgado em Fevereiro. Problemas como estes não serão esquecidos pelos cientistas do IV AIP, já que diminuição dos glaciares está a pôr em risco a abundante biodiversidade marinha da região.

O primeiro AIP aconteceu entre 1882 e 1883, com a primeira expedição coordenada às regiões polares. Desde então, a organização deste evento vem contribuindo para descobertas científicas importantes nas partes menos exploradas do planeta. O IV AIP acaba em Março de 2009.