Arranca esta sexta-feira a colaboração entre Portugal e a Universidade do Texas em Austin (UTA). O acordo prevê programas de ensino pós-graduado e investigação nas áreas de conteúdos digitais, formas avançadas de computação e em matemática.

A educação avançada e o desenvolvimento de um consórcio internacional orientado para a valorização económica da ciência e tecnologia, bem como o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica, são os vectores principais do acordo, que se segue aos firmados com a Universidade de Carnegie Mellon e com o MIT.

O programa vai envolver vários investigadores nacionais em centros de investigação de sete universidades e três laboratórios associados.

No relatório de avaliação do potencial para a colaboração entre a universidade norte-americana e o Governo português, divulgado em Fevereiro pela UTA, definia-se a criação da University Technology Enterprise Network (UTEN), com 15 universidades portuguesas e alguns dos seus gabinetes de transferência de tecnologia, centros de pesquisa e incubadoras, a Agência de Inovação e o Instituto IC2 da UTA.

No “assessment” [PDF], concluia-se que a insuficiência da ligação da investigação de qualidade produzida nas universidades às necessidades da indústria é uma das “falhas críticas” apresentadas por Portugal, que está, porém, numa “posição promissora” para ser competitivo através da inovação científica e tecnológica.

O acordo é assinado sexta-feira de manhã, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, numa cerimónia presidida pelo ministro Mariano Gago.

JPN
Foto: SXC