O primeiro-ministro, José Sócrates, revelou esta quarta-feira a aplicação de 5,1 mil milhões de euros no programa “Novas Oportunidades”. “É verdade que não basta pôr dinheiro em cima dos problemas para que tudo se resolva. Mas sem nunca pôr dinheiro, também não se resolvem os problemas”, argumentou José Sócrates na apresentação do programa.

Há 3,5 milhões de portugueses com habilitações inferiores ao 12º ano. Por isso, Sócrates salienta que não se pode “importar formação ou qualificação. O desafio da formação é com os portugueses”.

“Em matéria de melhoria da qualificação – tendo Portugal 480 mil jovens entre os 18 e os 24 anos sem o ensino secundário concluído – não há receitas milagrosas, nem medidas que respondam aos problemas em meia dúzia de meses. A formação tem de assumir-se como uma prioridade total do país nos próximos anos”, defendeu o primeiro-ministro.

“Rigor, crescimento e qualificação” são as palavras-chave do programa [PDF] que pretende instituir o nível secundário como condição básica para a qualificação dos jovens e adultos.