A empresa de Bill Gates acusa a Google de disponibilizar para “download” no seu Google Book Search obras que não estão autorizadas para o efeito, violando constantemente as leis de direitos de autor.

O advogado da Microsoft, Thomas Rubin, acusa a empresa de Larry Page e Sergei Brin de incorrer no crime de usurpação dos direitos de autor caso possibilite “downloads” de livros sem a permissão dos autores. De acordo com a Microsoft, o “Google Book Search” parte do princípio de que pode copiar qualquer conteúdo disponível, a não ser que o autor o impeça.

Por outro lado, a Google defende-se, dizendo que trabalha para tornar a pesquisa de livros mais fácil. David Drummond, um dos responsáveis da empresa, defende que através do Google muitos autores ganharam visibilidade.

A competição entre as empresas tem-se intensificado. A Microsoft já apostou no negócio da pesquisa de livros “on-line” desde Dezembro, ao disponibilizar aos utilizadores uma ferramenta semelhante ao “Google Book Search” – o “Live Search Books”, enquanto a Google centra atenções em outros sectores para além da procura na Web, como software e e-mail.
Processos em tribunal

A Google começa a ser repetente nos tribunais com acusações de prestar serviços que permitem aceder a livros, filmes e programas de televisão de forma ilegal. A Association of American Publishers e a Authors Guild são duas das empresas que têm processos contra o serviço de pesquisa de livros da Google.

Há ainda o YouTube, propriedade da Google, que teve de retirar de circulação mais de 100 mil vídeos por questões relacionadas com os direitos de autor.