Foi a 7 de Março de 1957 que os portugueses tiveram o primeiro contacto com a caixinha mágica. Inicialmente a preto e branco, as emissões da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) foram o espelho de um país em efervescência política e social.

50 anos depois, os desafios são outros. O Presidente da República, Cavaco Silva, inaugura, esta quarta-feira à tarde, o novo Centro de Produção da RTP. “Finalmente, e pela primeira vez, a RTP tem um grande centro de produção avançadíssimo tecnicamente, preparado para fazer frente aos próximos 50 anos que se aproximam”, afirma, com orgulho, Luiz Andrade, responsável das comemorações dos 50 anos da RTP e ex-director de programas.

O ex-director de programas da RTP acredita que o serviço público deve melhorar, “pensando em todas as áreas da cultura, educação, divertimento e informação”. O lema da RTP é, segundo Luiz Andrade, “servir os portugueses, informando, divertindo e cultivando principalmente”.

Emissão especial

Para comemorar meio século daquele que foi um marco da história da comunicação em Portugal, a RTP tem agendado um dia diferente, à altura da ocasião.

A “festa” já se iniciou em Janeiro, com novidades na grelha de programação e promete prolongar-se. Para hoje está prevista uma emissão especial em que momentos do passado reencontram o presente e em que fragmentos da história de vida da RTP serão recordados.

A partir das 17h, a festa caminha para o estúdio da Marechal Gomes da Costa, que contará com a presença de Cavaco Silva. Aí será dado o tiro de partida para as cerimónias oficiais. Às 21h, o Coliseu dos Recreios é palco da Gala de Comemoração dos 50 Anos da RTP, apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.