Financiar com capital de risco ideias inovadoras com potencial de mercado. É o objectivo da Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto, criada recentemente para apoiar o empreendedorismo no tecido empresarial no Norte.

A associação tem como missão ganhar dinheiro “através da criação de relações entre pessoas interessantes e com capacidade empresarial”, explicou esta quinta-feira o presidente, Ricardo Luz, na sessão “Competitividade da Região Norte – Inovação, Empreendedorismo e Financiamento”.

O evento, integrado na “Semana Nacional dos Business Angels”, teve lugar no salão nobre da reitoria da Universidade do Porto, com quem a Invicta Angels mantém uma relação estreita. “Só faz sentido cooperar quando existe algo de interessante e vantajoso para todas as partes”, esclareceu.

Os “business angels” lidam com o investimento de capitais de risco. Como tal, a decisão de investir numa determinada ideia está sujeita a critérios. “Procura-se que o projecto seja diferenciador em relação ao que existe no mercado. O empreendedor deve conhecer as características do mercado em que pretende entrar. Além disso, as pessoas devem ter capacidade de liderança e empatia com o investidor”, sublinhou.

Por outro lado, o presidente do Federação Nacional de Business Angels (FNABA), Francisco Banha, destacou a importancia de haver projectos que possam, ao mesmo tempo, “dar dinheiro e ser interessantes”. Exemplos como a Amazon e o YouTube, que começaram com pequenos investimentos, foram citados.

Do lado da Universidade do Porto, foram divulgados alguns projectos ligados ao empreendedorismo: a Universidade do Porto Inovação (UPIN), o mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto).

O projecto do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) foi igualmente abordado. Novais Barbosa, da UPTEC, destacou, entre outros aspectos, a localização e as dimensões do futuro espaço. A incubadora pretende aproximar as universidades, locais de produção de conhecimento cientifico e as empresas, para as quais a inovação é vital.

A sessão contou ainda com o testemunho de uma empresa criada com o apoio, entre outros, dos Business Angels. A Fluridinova (Engenharia de Fluídos), nasceu de uma ideia de José Carlos Lopes, engenheiro químico formado na UP.

Em 2004, contactou algumas sociedades de capital de risco e um ano depois conseguiu concretizar o projecto. Da experiência, aconselha todos a “criarem o seu próprio plano de negócios”, sublinhando a importância de ser o próprio empreendedor a definir os objectivos.