O JornalismoPortoNet (JPN) surge esta quinta-feira, Dia da Universidade do Porto (UP), com um aspecto gráfico renovado e novas funcionalidades mais adequadas ao jornalismo “on-line” multimédia (ciberjornalismo). As mudanças acontecem três anos depois da inauguração do jornal digital (ciberjornal) do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da UP.

“Vídeos”, sons e fotografias podem agora ser incluídos dentro de uma mesma peça, numa verdadeira lógica de integração multimédia.

O visitante tem a possibilidade de dar notas às notícias, bem como de sugeri-las à comunidade de cibernautas, através de ferramentas como o Domelhor, Newsvine e Del.icio.us.

Os votos, as visitas e os comentários serão valorizados, com o destaque dado na primeira página às notícias mais votadas, visitadas e comentadas.

Cada notícia terá marcadores (““tags”“), uma novidade nos ciberjornais portugueses que permite o agrupamento de artigos sobre determinado tema e não apenas por secção. Exemplificando: uma notícia sobre o Iraque terá como marcador a palavra “Iraque” e eventualmente outros. A partir do marcador, o visitante pode chegar a todos os artigos relacionados com o Iraque.

A pesquisa e o sistema de arquivos foram melhorados. Em breve, surgirão novas secções, como um fórum de discussão, agendas e um espaço de opinião reservado a membros da UP.

As mudanças estão a ser implementadas desde quarta-feira, dia 0 do novo JPN, ainda em fase de transição. Por isso, agradecemos que qualquer problema detectado nos seja comunicado.