Vai ser esta sexta-feira formalizado um protocolo entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a IBM. Objectivo: fazer da FEUP o primeiro estabelecimento de ensino universitário, na Península Ibérica, a fazer aliança com a “World Community Grid” (WCG).

A WCG é uma comunidade que emprega tecnologia “grid”, com a qual a IBM tem trabalhado, que reúne o poder computacional e colectivo de milhões de utilizadores pessoais e institucionais.

Ao associar-se à WCG, a FEUP junta-se a um grupo de mais de 150 empresas e instituições espalhadas por todo o mundo que utilizam esta tecnologia.

A “World Community Grid” nasceu em 2004, quando a IBM cedeu o hardware, o software, os serviços técnicos e a experiência na matéria para construir esta plataforma tecnológica.

Desde então, já foram criados seis projectos, prevendo-se o início de mais de seis para este ano.

Trata-se de uma tecnologia de fácil utilização e uma ferramenta útil para solucionar questões humanitárias como doenças, problemas genéticos, ambiente, sustentabilidade mundial ou catástrofes naturais.

Para aderir à nova tecnologia, os parceiros devem visitar o site, instalar o software e e seleccionar as causas humanitárias para as quais pretendem doar a sua potência de computação.

Quando já estão em estado inactivo, as máquinas vão requerendo e recebendo trabalho do servidor conectado ao programa. É assim que vão executando as tarefas relativas às categorias escolhidas pelo utilizador.

Em Fevereiro deste ano, perto de 545 mil computadores de 194 países já tinham sido registados, contribuindo com 80.500 anos de tempo computacional para esta rede mundial.