A Selecção Nacional deu um passo importante na caminhada rumo ao Europeu de 2008 ao golear este sábado a selecção da Bélgica por 4-0 no Estádio José de Alvalade. Um triunfo importante que permite à equipa portuguesa subir ao terceiro lugar do Grupo A, aproveitando a surpreendente derrota da Sérvia no Cazaquistão.

Num jogo que valeu sobretudo pelo segundo tempo, Portugal mostrou que as estatísticas contam pouco dentro de campo e conseguiu a primeira vitória num encontro oficial sobre a equipa belga. E logo com uma goleada das antigas, em que poucos acreditariam, uma vez que Portugal sentiu sempre muitas dificuldades frente a um adversário muito forte a defender.

Ainda assim, o primeiro sinal de perigo falou português, quando Quaresma, isolado por João Moutinho, atirou muito por cima da baliza de Stjinen. Uma veleidade que os belgas, com dez homens atrás da linha da bola, não mais permitiram até ao intervalo. As investidas portuguesas eram facilmente reprimidas porque faltou muitas vezes a ligação entre o meio-campo e o ataque português.

De trivela para a goleada

Após o intervalo tudo mudou. Os portugueses partiram para cima dos belgas e para uma exibição bem conseguida, coroada com quatro bonitos golos. O mote foi dado por Nuno Gomes: boa jogada de entendimento entre Cristiano Ronaldo e João Moutinho que termina no
avançado do Benfica que faz o primeiro.

Ainda atordoados com o golo que tanto fizeram por evitar, os belgas foram sofreram novo ataque perpetrado por Quaresma, um dos melhores em campo, e Ronaldo. Os dois fizeram o 2-0, quase a meias: o primeiro remata cruzado e, quando a bola se dirigia para a baliza, é desviada pela cabeça do segundo. A vitória estava quase garantida. A Bélgica ainda tentou reagir e até esteve muito perto de marcar – Sterchele ainda deve estar a pensar como é que falhou o golo de baliza aberta.

O momento mais bonito do jogo veio logo a seguir. Com um remate de “trivela” como só ele sabe fazer, Quaresma fez levantar o estádio e conseguiu finalmente aquilo por que tanto lutava: estrear-se a marcar com a camisola das quinas.

O inevitável Cristiano Ronaldo ainda teve tempo para bisar e confirmar a vitória portuguesa, a terceira nos cinco jogos até agora realizados no apuramento para o Europeu. A próxima paragem é na Sérvia.