O grupo de investigadores que em 2005 conseguiu clonar o cão Snuppy anunciou a clonagem de dois lobos. Os animais nasceram entre 16 e 26 de Outubro de 2005, mas a equipa decidiu divulgar só agora o resultado para poder confirmar todos os dados da experiência.

Em 2004, Woo Suk Hwang, envolvido na clonagem dos lobos, foi acusado de falsificar os resultados de um outro trabalho relativo à clonagem de embriões humanos.

Segundo o responsável pela investigação em lobos, Lee Byeong-Chun, a equipa extraiu células de um lobo em cativeiro e implantou-as em 251 óvulos extraídos de 41 cadelas, antes de os introduzir em 12 fêmeas de lobo, que fizeram o processo de gestação. Em dois dos casos, o procedimento foi concluído com êxito.

Os lobos clonados chamam-se Snuwolf e Snuwolffy e são de uma espécie em vias de extinção apenas existentes no parque natural de Seul.

Segundo Park Yong-Ho, especialista de Veterinária da Universidade Nacional de Seul, trata-se da primeira clonagem mundial de lobos e o “êxito do resultado” confirma a “liderança sul-coreana” em estudos genéticos, avança a agência Lusa.