O Teatro Nacional S. João (TNSJ) deverá passar ainda esta semana a entidade pública empresarial (EPE), “logo que as novas orgânicas estejam promulgadas” pelo Presidente da República. A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, disse esta terça-feira, no Porto, que espera que ainda “durante esta semana essa promulgação tenha lugar”.

Uma vez promulgadas as leis orgânicas, Isabel Pires de Lima acredita que a entrada em vigor da EPE será “relativamente breve”.

Este era já um desejo antigo do director do TNSJ que, de acordo com a ministra, “justifica-se plenamente na medida em que programar a dois e a três anos é, de facto, muito difícil de fazer”.

As EPE – pessoas colectivas de direito público, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial e capital maioritário do Estado – têm dotações orçamentais para períodos de três anos. Assim, o TNSJ poderá vir a apresentar a programação da temporada entre Setembro de 2007 e Julho de 2008.

A notícia foi dada em pleno palco do TNSJ, durante a encenação de “O Saque”. No Dia Mundial do Teatro, a visita de Isabel Pires de Lima começou pela visita ao interior do TNSJ. Acompanhada de dezenas de alunos das artes do espectáculo, a ministra visitou os cenários, os bastidores, os camarins e todo o tipo de segredos normalmente escondidos ao público.

Ricardo Pais critica futura gestão do Rivoli

Para o encenador e director do TNSJ, Ricardo Pais, a principal inquietação da vida teatral do Porto prende-se com a “anexação do Rivoli à iniciativa privada, tendo-se quebrado a solidariedade da cidade com o teatro”.

De acordo com Ricardo Pais, apesar da “necessidade de equipamentos”, “não se pode dizer que a quantidade de espectáculos produzidos e apresentados seja incipiente”. No entanto, o director do TNSJ lamenta que a produção cultural portuense seja dispersa e constituída por uma espécie de “ilhas”.

Pires de Lima demarca-se do Museu de Salazar

A ministra da Cultura rejeitou qualquer ingerência do Governo no projecto do museu dedicado a António de Oliveira Salazar em Santa Comba Dão. De acordo com Pires de Lima, “esse museu, se vier a ser um museu, é simplesmente uma iniciativa da Câmara de Santa Comba”. Trata-se ainda de “projecto embrionário, que está ainda em fase de constituição”, acrescentou.