O acordo de consenso na Universidade Independente (UnI) entre as duas partes em litígio ficou esta quarta-feira sem efeito.

As duas partes envolvidas (uma do lado de Luiz Arouca, outra do lado de Rui Verde) no conflito da UnI tinham chegado terça-feira a um acordo com elementos da SIDES, empresa proprietária da universidade, para afastar o actual reitor, Luiz Arouca do cargo, e formar um novo corpo docente.

Um dos membros do Conselho Reitoral, Pamplona Côrte-Real, anunciou esta quarta-feira o cancelamento desse acordo na sequência de desentendimentos. Uma mudança de decisão por parte da SIDES terá feito com que o acordo não avançasse.

Os alunos continuam apreensivos com o futuro e alguns até já anunciaram querer mudar de universidade.

O antigo reitor da UnI, Luiz Arouca, foi constituído arguido no processo de investigação a alegadas irregularidades na gestão da instituição e foi ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) no início desta tarde.

Luiz Arouca tinha sido detido pela madrugada e interrogado pela Polícia Judiciária durante várias horas.

Manuel Antão, advogado de Lima de Carvalho, um dos accionistas de empresa que detém a universidade, também foi constituído arguido esta quarta-feira.

Outro accionista da SIDES, Amadeu Lima de Carvalho, também foi constituído arguido, depois de várias horas a ser interrogado na Polícia Judiciária.