A Selecção Nacional somou esta quarta-feira em Belgrado o 11.º ponto na fase de apuramento para o Europeu de 2008, ao empatar a um golo frente à Sérvia. Um resultado que permite a Portugal igualar a Finlândia no segundo lugar e manter o estatuto de favorito do grupo A.

Apesar da boa exibição na partida com a Bélgica, Luiz Felipe Scolari optou por fazer uma alteração: colocou Simão Sabrosa no lugar que foi de Quaresma no sábado, para fazer companhia ao recuperadoCristiano Ronaldo e a Nuno Gomes na frente de ataque.

E foi dos pés do avançado do Benfica que nasceu a jogada que deu origem ao golo português, quando ainda não estavam cumpridos os primeiros cinco minutos de jogo: passe atrasado de Nuno Gomes e Tiago, a 25 metros da baliza, surpreende o guardião Stojkovic com um remate bem colocado. Pela primeira vez no apuramento, Portugal colocava-se tão cedo em vantagem no marcador.

O golo não desmoralizou, contudo, uma selecção com jovens de muito valor e que tem no médio Stankovic, do Inter de Milão, a sua maior referência. A Sérvia reagiu, partiu em busca da igualdade e passou a dominar o jogo.

Explorando os flancos e os cruzamentos para a área, onde se encontravam sempre três ou quatro jogadores, os sérvios apostaram num ritmo de jogo muito intenso. E foi num canto que os homens da casa chegaram ao empate, por intermédio de Jankovic.

O empate acordou os portugueses que, sem grande espaço para jogar, insistiam nos remates de meia distância, mas que levavam sempre muito perigo à baliza sérvia – Petit, Tiago e João Moutinho estiveram mesmo perto de marcar.

Faltou o golo

A segunda parte começou como terminou a primeira, com Portugal mais forte, aproveitando a perda de frescura física dos sérvios. A estratégia portuguesa continuava a ser, portanto, o uso da boa meia-distância de João Moutinho e Tiago, que voltaram a estar perto do golo.

Com os sérvios em nítida perda de fulgor, o jogo chamava por Ricardo Quaresma. Scolari, contudo, preferiu colocar primeiro Raul Meireles no lugar de Moutinho, dando sinal que o empate servia as aspirações portuguesas. O extremo do FC Porto entrou apenas a dez minutos do fim, quando o jogo já perdia o interesse e as duas equipas pareciam satisfeitas com um resultado que, diga-se, é inteiramente justo para aquilo que produziram durante a partida.

A Selecção Nacional só volta agora a jogar a 6 de Junho frente à Bélgica, em Bruxelas, a partida teoricamente mais difícil dos oito jogos que ainda tem que disputar na caminhada para o Euro 2008, na Áustria e na Suíça.